terça-feira, 8 de setembro de 2015

No mito, Medusa é descrita com a cabeça cheia de serpentes e sua história diz que ela foi uma mulher deslumbrante....

No mito, Medusa é descrita com a cabeça cheia de serpentes e sua história diz que ela foi uma mulher deslumbrante, que todos os homens da Grécia queriam possuir e todas as mulheres a invejavam.

Medusa não podia se casar porque era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e suas servas estavam além dos desejos masculinos, por isso deveriam permanecer virgens, entretanto Poseidon, enlouquecido pelo desejo, violentou a sacerdotisa dentro do templo de Atena. Que ao saber voltou sua ira contra Medusa por achar que ela profanou seu templo e jogou uma maldição sobre a sacerdotisa que de bela se torna um monstro.
No mito, Medusa se tornou uma criatura chamada gorgona. A mudança em sua aparência foi só o início do castigo, pois seu olhar passou a petrificar as pessoas, além de torná-la alvo para os guerreiros, já que Atena ofereceu ao guerreiro que trouxesse a cabeça de medusa maior arma de uma batalha.
Transformando as serpentes da cabeça de Medusa em falos, o autor consegue trazer para o exterior de Medusa o seu mostro interior, criando uma imagem impactante sobre o medo. Já que a violência de Poseidon e a incompreensão de Atena a impediram durante toda a vida de olhar no espelho e não ser alvo de sua própria imagem.
Medusa, assim como muitas mulheres foi a vitima que tornou-se vilã pela incompreensão daqueles que muitas vezes esperamos nos proteger.
A medusa impactante de Ney Sayão é uma forma de protesto contra a violência sexual perante as mulheres.
Aquilo que nos fere fica de tal forma em nossa cabeça que se torna dono dos nossos pensamentos e nos transforma em monstros incompreendidos.
Texto: Keyla Magalhães e Ney Sayão.

0 comentários:

Postar um comentário