segunda-feira, 15 de junho de 2015

viver consiste apenas nessas coisas que não têm nenhuma razão

"Me deixem repetir: viver consiste apenas nessas coisas que não têm nenhuma razão, que não têm absolutamente nenhum significado - no sentido de que não têm nenhum objetivo, de que elas não o conduzem a lugar nenhum de que você não vai obter nada delas.
Em outras palavras, viver é importante em si. Os meios e os fins estão juntos, não separados.
Mas esta é a estratégia de todos aqueles que têm ambicionado o poder no decorrer dos tempos. Eles dizem que os meios são os meios, e os fins são os fins. Os meios são úteis porque o conduzem ao fim. Se não conduzirem a um fim, os meios não têm sentido. Dessa maneira, eles destruíram tudo o que é realmente importante, e lhe impuseram coisas que são absolutamente insignificantes.
O dinheiro tem um sentido. Uma carreira política tem um sentido. (...) Os negócios tem um sentido porque você vê imediatamente o resultado final. Os negócios tornaram-se importantes, a política tornou-se importante. E a poesia, a música, a dança, o amor, a amizade, a beleza, a verdade, tudo desapareceu da sua vida. Essa é uma estratégia simples, mas destruiu tudo o que o torna significado, que proporciona êxtase ao seu ser. Mas a mente esquizofrênica vai perguntar: "Qual é o sentido do êxtase?"
As pessoas, centenas de pessoas têm me perguntado: " Qual é o sentido da meditação? O que vamos obter dela? Em primeiro lugar, ela é muito difícil de atingir - mas mesmo que consigamos atingi-la, qual vai ser o resultado final?"
É muito difícil explicar a essas pessoas que a meditação é um fim em si mesma. Não há fim além dela.
Qualquer coisa que tenha um fim além de si mesma serve apenas para a mente medíocre.(...)
Minha abordagem é totalmente diferente.
É fazer de você um todo único.
Por isso quero que viva a vida apenas por amor à vida. (...)
Quanto mais alto uma coisa se eleva, menor o número de pessoas que irá reconhecê-la. Quando algo atinge o ponto mais elevado, é muito difícil encontrar até mesmo algumas pessoas que o reconheçam. No ponto ômega final, apenas a própria pessoa reconhece o que aconteceu com ela; ela não consegue encontrar nem mesmo uma segunda pessoa que possa enxergar o que aconteceu. Por isso um Buda tem de se declarar iluminado. Ninguém mais pode reconhecer isso, porque reconhecer seria preciso ter alguma experiência de iluminação. (...)
Mas, qual é o significado do estado búdico? Qual é o significado de se tornar iluminado? Qual é o sentido disso? Se você perguntar sobre o sentido, não há sentido nenhum.
A iluminação em si é o bastante. Ela não precisa de nada mais para torná-la significativa.
É isso que quero dizer quando falo que as coisas realmente valiosas na vida não são divididas em fins e meios. Não há divisão entre os fins e os meios. Os fins são os meios, os meios são os fins - talvez dois lados da mesma moeda inseparavelmente unidos - na verdade, eles são uma unidade uma totalidade.Vivendo: viva e viva totalmente. Morrendo: morra e morra totalmente. E nessa totalidade você vai encontrar significância."
( Osho )
Fonte:
Destino, Liberdade e Alma

0 comentários:

Postar um comentário