sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

"Aqui está uma pergunta, uma pergunta fundamental: Seria a vida uma tortura?"


"Aqui está uma pergunta, uma pergunta fundamental:
Seria a vida uma tortura?
O fato é que ela é como é; e o homem tem vivido nesta tortura séculos e séculos, desde a história antiga até os dias atuais, em agonia, em desespero, na tristeza; e ele não encontra uma maneira de sair disso. Portanto, ele inventa deuses, igrejas, todos os rituais, e todos esse absurdos, ou ele escapa de maneiras difere
ntes.

O que estamos tentando fazer, durante todas essas discussões aqui, é ver se não podemos trazer radicalmente uma transformação da mente, não aceitar as coisas como elas são, nem revoltar-se contra elas. Se revoltar não ajuda em nada. Você deve buscar entender isso, examinar essa questão, dar o seu coração e sua mente, com tudo o que você tem, para descobrir uma maneira de viver de uma forma diferente. Isso depende de você, e não de outra pessoa, porque nisso não há nenhum professor, nenhum aluno; não há um líder; não há guru; não há nenhum mestre, nenhum Salvador. Você mesmo é o professor e o aluno; Você é o mestre; você é o guru; você é o líder; VOCÊ É TUDO.
E entender isso é transformar o que é."
— Jiddu Krishnamurti

"O ego diz: ‘Eu não deveria ter que sofrer’, e esse pensamento faz você sofrer muito mais. É uma distorção da verdade, que é sempre paradoxal.
A verdade é que você precisa dizer sim ao sofrimento antes de poder transcendê-lo."
— Eckhart Tolle

*** *** ***

Dharma (ou Darma) significa "Lei Natural", "Realidade" ou ainda "O modo que as coisas são" em tradução livre. O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia, portanto não é uma exclusividade do budismo, e por esse motivo deve se considerar a existência de variações nas interpretações e perspectivas que cada cultura terá sobre o seu significado.
Especificamente para o Budismo, esse termo pode ser usado para expressar os seguintes:
1) O estado de natureza como ela é.
2) As "Leis"/Padrões da Natureza sendo considerados coletivamente, como uma totalidade.
3) Os ensinamentos de Buda sobre os padrões em que a existência opera, aplicada ao problema do sofrimento humano.
Não farei uma analise sobre os padrões em que a existência opera em um sentido amplo, pois existem muitas variáveis para serem levadas em consideração, portanto irei abordar apenas os ensinamentos de Buda em relação a psicologia humana.


Conheça os Os Três Princípios do Dharma:

http://evoluasuaconsciencia.blogspot.com.br/2014/05/os-tres-principios-do-dharma.html

0 comentários:

Postar um comentário