segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A consciência não pode funcionar em oposição ao corpo

"A consciência não pode funcionar em oposição ao corpo -- ela reside no corpo, o que os torna grandes amigos que se apoiam mutuamente das mais variadas formas. Eu falo algumas coisas para você e minha mão automaticamente faz um gesto sem que eu diga para ele fazer. Há uma sincronismo profundo entre minha consciência e minha mão.
Você anda, come, bebe. Todas as coisas indicam que seu corpo e sua consciência funcionam organicamente como uma coisa só. Você não pode torturar seu corpo e ao mesmo tempo elevar sua consciência. O corpo tem que ser amado. Seu corpo ´sua casa, está à sua disposição o dia inteiro, todo dia. Por isso, remova todo o lixo acumulado, pois mesmo quando você dorme, ele não pára: está sempre digerindo, transformando o alimento em sangue, desfazendo-se das células mortas e renovando o oxigênio.
O corpo provê tudo o que é necessário para a sua sobrevivência, embora você seja tão ingrato que esqueça de agradecer tanta dedicação. Provavelmente, você acreditou no que as religiões ocidentais ensinam: que o corpo é seu inimigo e que você precisa se libertar dele e de tudo que diz respeito a ele.
Eu sei que você é muito mais que um corpo e por misso mesmo não precisa acrescentar nada a ele. Amor e compaixão não são opcionais -- são sentimentos absolutamente necessários para a nutrição de seu corpo. E quanto melhor for seu corpo, maior a possibilidade de ampliar sua consciência, pois os dois formam uma unidade orgânica.
Só uma visão totalmente nova sobre a educação no mundo, na qual todos aprendam a conhecer o silêncio do coração -- em outras palavras, a meditação -- , pode nos ensinar a tratar bem nosso próprio corpo e ser piedoso em relação ao próximo. lembre-se: seu corpo é um organismo vivo e jamais lhe causou dano. Ele está a seu serviço desde que você foi concebido e assim continuará até sua morte.
É difícil imaginar um mecanismo que seja tão obediente e sábio. Se você presta atenção em todas as funções de seu corpo, ficará surpreso. Ele é tão milagroso, tão cheio de mistério...e ainda assim você nem aprofunda seu olhar ou se preocupou em familiarizar com seu corpo. Como pode, então, dizer que ama outras pessoas? elas também se mostram a você como corpos.
O corpo é o mistério maior de toda a existência e por isso mesmo precisa ser amado e desvendado. Infelizmente, as religiões se colocaram contra o corpo, o que significa que, se você aprender a decifrar sua sabedoria e mistério, nunca mais vai precisar se preocupar com Deus. Terá encontrado o que há de mais secreto em si mesmo e, o próprio relicário de sua consciência.
Uma vez que esteja atento a sua consciência -- seu ser --, já não haverá Deus algum acima de você. Somente quem tem essa percepção pode ser respeitado com o outro porque todos são igualmente misteriosos, embora as diferentes formas de expressão tornem a vida mais rica. Ao buscar a consciência dentro de si mesmo, você encontra a chave definitiva. Se você rejeita a maltrata seu próprio corpo e não consegue desvendar seu mistérios, não aprende a entrar em contato com sua própria consciência. O corpo é sua porta de entrada -- a pedra fundamental. "


( Osho )

0 comentários:

Postar um comentário