segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Quando “Querer” é Apenas não Querer

O que é preciso para uma transformação de vida autêntica? Geralmente esta é uma pergunta muitas vezes feita por aqueles que “querem ser verdadeiramente transformados”. Entretanto, nem sempre, aquela pergunta ou qualquer outra  sugestão que demonstre o mesmo desejo, seja realmente indício de está havendo uma verdadeira busca por uma mudança de vida.
A verdade é que muitos que afirmam buscar tais transformações de vida não querem essas transformações na sua essência, de modo que, quanto mais afirmam tal busca, através de discursos envoltos do suposto desejo, por vezes, por uma espiritualidade mais profunda, mais as negam na sua essência.
É como uma adolescente que em detalhes demonstra o que espera de um jovem para que possa iniciar o seu primeiro namoro. Mas, quando esta jovem inesperadamente encontra o desejado jovem, ela pondera, afirmando que não era isto que ela queria de fato. Era apenas um sonho de verão.
Do mesmo modo, encontramos um número incontável de pessoas aparentemente desejosas de mudança nas suas vidas, que tem em detalhes o que realmente precisa mudar, mas quando encontram a oportunidade nítida ou clara para que isto aconteça, elas continuam discursando sobre a oportunidade que lhe surgira, mas a mudança essencial não acontece, pois não fora abraçada com a vida.
Tais pessoas são como índios em volta do fogo enquanto a caça queima sobre ele. Se não pararem de dançar para comer, a caça ficará apenas nos contos que passam de pai para filho.   
Esses indivíduos  “aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 
Certa mãe estava ansiosa e preocupada com a obesidade do filho. Nada tomava a mente desta mulher, a não ser a situação mórbida do filho. Num determinado dia aquela mãe se deparou com uma nutricionista de extrema competência que lhe concedeu os principais procedimentos a serem tomados por aquela mãe para que seu filho ficasse livre daquele amontoado de gordura. Ao chegar a casa, a mãe olhou para aquela criança disforme e disse: “Coitadinho do meu filho, com essa dietada médica ele via morrer de fome. Eu acho que vou procurar outra médica para que elabore uma dieta mais branda, afinal, meu filho não está tão gordo assim”.  
Diante da verdade que pode mudar nossas vidas, fazemos exatamente da mesma forma: continuamos com os supostos desejos de transformação: discursando sobre aquilo que muda; cantando sobre os conceitos da mudança; lendo sobre mudança; freqüentando âmbitos que pregam a mudança; andando com quem conhece a mudança e cursando sobre a mudança. Mas, nunca mudamos profundamente.
Todos os caminhos escolhidos por muitos para uma verdadeira transformação de vida são apenas, para eles, confirmações de que não querem mudar. É quando a verdade é apenas discursada e não interiorizada ou vivida.
Esses são aqueles que possuem um poder enorme de enganarem a si mesmos em uma proporção sem medida. É uma esquizofrenia incubada pelo deleite da ilusão de que se quer o que no fundo não há nenhum querer autêntico.

0 comentários:

Postar um comentário