quinta-feira, 12 de março de 2015

SEM AMOR, NÃO É POSSÍVEL SER ÉTICO

SEM AMOR, NÃO É POSSÍVEL SER ÉTICO

Na realidade, você não tem amor. Você tem prazer, tem sensação, tem apegos sexuais, tais como a família, a esposa, o marido, o apego a uma nação. Mas prazer não é amor. E o amor não é algo divino ou profano: nele não existe divisão. O amor significa algo a cuidar: cuidar de uma árvore, do seu vizinho, do seu filho – providenciar educação correta para o seu filho, e não só colocá-lo numa escola e sumir, a educação correta, e não apenas educação tecnológica, e providenciar para que as crianças tenham os professores certos, o alimento certo, que elas entendam a vida, entendam o sexo.
Restringir-se a ensinar geografia, matemática ou alguma coisa técnica que lhes dê um emprego – isso não é amor. E, sem amor, você não pode ser ético – você pode ser respeitável, isto é, você pode se conformar à sociedade: você não rouba, não vai atrás da mulher do próximo, não faz isso nem aquilo. Mas isso não é moralidade, isso não é virtude é somente a conformidade da respeitabilidade.
Respeitabilidade é a coisa mais terrível e repugnante do mundo, porque ela abrange tantas coisas feias. Por outro lado, quando existe amor, existe moralidade, e assim faça você o que fizer, você será ético se houver amor.


The Collected Works vol XIV, p 302
http://jkrishnamurti.org/…/kr…/view-daily-quote/20110319.php

0 comentários:

Postar um comentário