Capítulo V DISTÚRBIOS PSÍQUICOS QUE PRECEDEM O DESPERTAR (Segunda Parte) As neuroses e os distúrbios psíquicos que se apresentam no período que precede o despertar do Si oferecem sintomas e manifestações aparentemente semelhantes aos das neuroses comuns. De fato, pode haver, a nível psíquico, angústia, depressão, ansiedade, fobia, medos etc, ou então, a nível físico, vários distúrbios neurovegetativos, que fazem pensar numa neurose provocada pela repressão de um instinto ou por um conflito inconsciente... E, na realidade, como mencionamos no capítulo precedente, mesmo nas neuroses de fundo espiritual, a causa é um conflito ou uma repressão, só que o conflito não é entre dois aspectos da personalidade, mas entre o eu pessoal e o Si, e a repressão não atinge um instinto ou uma exigência humana, mas a mais alta exigência que anima o homem: manifestar a sua verdadeira natureza, a sua essência espiritual Superconsciente, o seu aspecto divino, aquele que Victor Frankl chama de "nous", Jung de "Selbst" e as doutrinas esotéricas de Si, o Eu Superior, a Alma etc.
As neuroses espirituais, porém, apresentam também outros sintomas de caráter, por assim dizer, moral e existencial. O indivíduo que apresenta estes sintomas sente-se como tendo chegado a um ponto de estrangulamento; nada mais lhe interessa, nada mais o satisfaz. A vida lhe parece vazia e sem significado, e tudo em que antes ele acreditava parece agora fútil e sem sentido. Ele se sente imerso como em uma neblina, em uma profunda escuridão sem esperança, em um silencioso desespero. Com freqüência, acrescenta-se a estes sofrimentos também uma crise moral, a ponto de instalar-se nele um profundo sentimento de culpa, um sentimento de inadequação e quase de indignidade, os quais, como veremos, têm uma motivação.
Todos estes sintomas revelam uma profunda crise existencial, que não pode ser resolvida pela psicoterapia comum, mas requer, como o próprio Jung afirma, um amadurecimento, o reencontro de uma nova vida, em outras palavras, uma espécie de iluminação, para que sejam vencidos.
É exatamente a inconsciência que gera o sofrimento, pois ela suscita uma resistência, até mesmo uma rebelião, por parte do eu consciente frente à pressão do Si, prestes a se manifestar.
Todavia, apesar deste estado de inconsciência que, se pode dizer, permanece à superfície, o neurótico, no íntimo de sua consciência, tem como que o pressentimento do que se passa em seu interior e percebe vagamente que é chamado para um outro destino, para algo mais elevado. E é a partir desse pressentimento que nasce o sentimento de culpa e de indignidade, pois ele se culpa a si mesmo e ao seu Si, a quem, sem querer, ele acaba por trair.
É exatamente neste período, chamado por nós "do aspirante espiritual", que a tensão entre os dois pólos da natureza humana se torna mais intensa e dramática, pois as duas vontades, a inferior, do eu pessoal, e a superior, do Si, se equilibram. A crise nasce justamente desta tensão, que parece sem saída mas que, no entanto, pode ser resolvida, não, estranhamente, em virtude de algum esforço, não pela razão ou pela vontade, já que estas nunca são mais do que expressões do eu pessoal, mas pelo abandono, pela rendição incondicional, pela desistência a toda luta e toda intervenção da consciência.
"É preciso que deixemos a alma se encarregar de tudo", afirma Jung, captando com intuição luminosa esta verdade da potência inata à inércia aparente, à rendição incondicional, ao abandono da "Providência divina", que gera o processo saneador e libertador.
Todavia, é oportuno, antes de prosseguirmos com este discurso sobre as atitudes mais adequadas para resolver o conflito, que procuremos distinguir as neuroses comuns das "noógenas" ou espirituais, já que ambas apresentam os mesmos sintomas.
É preciso, antes de mais nada, levar em consideração que todas as neuroses, mesmo as que chamamos comuns e sem nenhum caráter espiritual, são na realidade crises de amadurecimento, pois, mesmo sendo a manifestação de um estado anormal, de uma condição patológica a nível psíquico, escondem todavia uma tentativa de solução do problema, uma pseudo-solução talvez, mas que demonstra o esforço de superação produzido pelas próprias energias inconscientes.
Na realidade, o neurótico, como afirmam os próprios psicanalistas ortodoxos, é um indivíduo que sofre, que luta para superar um bloqueio inconsciente, uma imaturidade, uma inadequação, mas que acaba por se chocar com as resistências causadas pela repressão. É, portanto, uma pessoa ''em evolução". Eu mesma ouvi dizer, da boca de um psicanalista, referindo-se aos que têm problemas psicológicos, imaturidades, e não lutam para superá-los: "Não sabe nem mesmo chegar a um estado de neurose!" De fato, a neurose é considerada o sintoma de uma luta, de um esforço de superação, ainda que mal-encaminhado.
Portanto, mesmo quando se apresenta a nível pessoal e humano, a neurose é sempre uma crise de amadurecimento que tende à superação de um determinado estágio, de uma determinada cristalização, a qual é no entanto impedida e obstada por um bloqueio inconsciente.
Assim mesmo, as neuroses que se originam da frustração de exigências espirituais têm caráter positivo e evolutivo.
Dito isso, observemos que, a fim de reconhecer se os nossos eventuais distúrbios psíquicos, as nossas crises, são comuns ou então espirituais, não há outra maneira senão analisarmo-nos com objetividade, com sinceridade e neutralidade, para entender qual a exigência profunda que se oculta sob os nossos sofrimentos e que, sem querer, reprimimos, e descobrir qual é a motivação real da nossa crise ou doença psíquica. Entender a si próprio não é fácil, mas é o único caminho para se chegar a uma visão realista do problema.
De qualquer maneira, há um critério geral que pode nos ajudar nesta análise e que encara o indivíduo neurótico segundo uma visão espiritualista da vida. Este critério geral é o de compreender a razão pela qual alguns indivíduos colocados em face dos mesmos problemas e das mesmas situações traumatizantes adoecem de neuroses e outros não.
A psicanálise não sabe responder com precisão a essa indagação, sendo que os vários estudiosos não estão de acordo quanto às causas que determinam uma certa predisposição para a neurose, como já mencionamos no capítulo precedente.
As doutrinas esotéricas, ao contrário, vêem na predisposição para a neurose a expressão de uma determinada situação interior do indivíduo, a qual pode derivar do seu tipo psicológico ou raio, ou mesmo do Carma. Não é por acaso que nascemos numa determinada família, que passamos por certas experiências, que somos impedidos ou frustrados pelo ambiente em que vivemos. Todos nós devemos aprender uma determinada lição, vencer determinados obstáculos e superar problemas, nós e impurezas que talvez carregamos de existências passadas.
Todavia, não é tanto a situação exterior que provoca a neurose, mas a reação individual a ela. De fato, nem todos os indivíduos, nas mesmas condições ambientais, se tornam neuróticos. O problema é então subjetivo, e se acha oculto no mais fundo de nós.
Jung afirma que todos os homens são neuróticos e que alguns conseguem encontrar dentro de si forças para "conviver com a neurose" e não se deixar submeter por ela, e outros, ao contrário, são arrastados e subjugados por ela. É, portanto, uma questão de maior ou menor desenvolvimento do "centro de consciência", que proporciona a força e o equilíbrio necessários para superar o conflito e utilizar o sofrimento de maneira evolutiva.
De certa forma, isso é justo, pois podemos dizer que toda a humanidade padece de frustrações e é obrigada a se reprimir sem poder manifestar as suas exigências vitais e profundas. Muito poucos são os que conseguem uma exteriorização plena de si próprios, que levam uma vida harmoniosa e evoluem e crescem sem obstáculos externos ou internos.
Tornam-se neuróticos, então, aqueles que têm uma determinada constituição físico-psíquica, que têm um determinado temperamento e um determinado problema em seu interior: o da "não aceitação" da realidade, o da oposição à força evolutiva e do apego a um nível de vida inferior à sua efetiva maturidade inconsciente.
Os neuróticos, de certa forma, são rebeldes, obstinados, "falsos" cegos que cerram os olhos para não enxergar a própria realidade, tapam os ouvidos para não ouvir a silenciosa voz de seu Si.
O neurótico é o símbolo do homem, ponte estendida entre os reinos animal e espiritual, e que pretenderia viver ao mesmo tempo em ambos. De fato, ele é, como dissemos no capítulo anterior, um indivíduo "incapaz de tomar uma decisão", que deseja o contraditório, sendo talvez por isso que as pessoas do quarto raio são as mais inclinadas à neurose, pois procedem em seu amadurecimento interior por sucessivas e gradativas integrações de polaridade, precedidas sempre por um conflito ou por uma crise.
De certa forma, esta é a maneira por que evolui toda a humanidade, pois, como diz Caruso, "é próprio do homem encarnar-se no Espírito e espiritualizar-se na carne". Isso, por si só, configura uma situação aparentemente contraditória, que traz como conseqüência luta e sofrimento interiores e um estado de permanente tensão entre duas tendências opostas. Podemos, portanto, afirmar (sempre citando Caruso) que "na neurose se reflete de mil maneiras o destino trágico da existência, que sofre da sua própria limitação e procura ultrapassar a situação paradoxal da participação simultânea no ser e no não-ser". [Psicanálise e Síntese da existência, de Caruso.]
Com base no que dissemos, resulta que a neurose, por mais negativa e possa parecer, na realidade oculta também um aspecto positivo. De fato, ela é o índice de uma fraqueza e de uma falha, mas ao mesmo tempo constitui uma tentativa de fusão dos opostos numa síntese superior.
Adorei o site e o conteudo que há nele. Sempre bom conhecermos mais sobre tudo que esta a nossa volta. Indico que coloque o nome da autora no final deste capitulo que escreveu acima. Angela Maria La Sala Bata agradece e eu também! :) otimo site, parabens mais uma vez!
QUE A LUZ NÃO LHE CEGUE, MAS ILUMINE OS SEUS OLHOS Eu não estou aqui para preencher suas expectativas. Se eu preencher suas expectativas eu nunca serei capaz de transformá-lo. Eu estou aqui para lhe dar um CHOQUE. E nessas experiências chocantes sua mente vai parar. Você não será capaz de saber o que aconteceu, e esse é o ponto onde algo novo entre em você.
ELON MUSK e o ponto ômega... FIM DE ALGO
-
PONTO ÔMEGA - Gerado por um pensamento do cientista, filósofo e teólogo *Pierre
Teilhard de Chardin* sugere que a *evolução humana* não é apenas um
proce...
VERDADE E A ENERGIA CURADORA DO AMOR.
-
"A verdade não é apenas uma teoria interessante para ser discutida,
comparada e então dispensada(...)" "A verdade jamais deve ser discutida ou
imposta ao ...
ENERGIAS DE MAIO 2019
-
*Se você teve problemas para dormir, relaxar, esteve ansioso e chateado
durante as últimas semanas, agora que estamos no mês de Maio, isto se
acalma por ...
TRANSFORME O BROTO EM UMA FLOR
-
*TRANSFORME O BROTO EM UMA FLOR*
Abra as pétalas do coração
Às vezes seu coração está presente, mas é como um broto que não
desabrochou. Mas, como todo b...
A luz, a paz as cores a energia as vibrações de amor e paz. É neste clima de aconchego e paz que muitas criaturas são acolhidas no mundo espiritual a despertar para uma nova realidade.
ATIVIDADE SOLAR
I am Divine
O SISTEMA CONTROLADOR
Ying Yang
O Ying e o Yang, apesar de serem forças opostas, são partes integrantes que não se separam. Sua expressão simbólica é a imagem de um círculo que é separado por uma linha que demarca duas metades. A partícula de cor preta é a yin e a branca é a yang. Observando o círculo, nota-se que a dimensão da separação das cores é idêntica ao contorno exterior, e que o limite entre yin e yang é idêntico à circunferência da figura. Uma vida em perfeita sintonia só é possível se houver uma perfeita conformidade entre yin e yang, caminho que leva à unidade interior.
Os Xopatz
Os Xopatz - Os Senhores do Carma Holográfico Nas cidades do umbral os conceitos carmicos são amplificados e inseridos nos miasmas de forma a deixar as almas que lá residem cada vez mais presas a seus dogmas. Esses seres, quando retornam ao ciclo físico carnal, estão ainda programados com maior intensidade nos conceitos que classificam o carma e a culpa. Isso gera automaticamente, na linha de memória celular hereditária, mecanismos de ativação do carma para manter as pessoas presas a essa programação.
O QUE É MAGIA
Você ama a verdade? Saiba o que de fato é mesmo a MAGIA. Porque é na verdade é que desconstrói o mito da ideia da construção ideológica.
Não estamos aqui para consertar o mundo
"Você não está aqui para consertar o mundo, as pessoas, ou através das suas verdades e experiências, causar uma revolução e colocar em prática aquilo que julga certo ou errado. Você veio pra cá, para este planeta, com único objetivo; o de aprender sobre você mesmo e descobrir, após muitas viagens entre o plano físico e o espiritual, que é o Logos em ação.
Reptilianos x Anunnaki
A primeira diferença entre ambos é que enquanto os anunnaki são deste Universo onde vivem os humanos os reptilianos são de outro universo criado pelo mesmo Criador deste Universo. Os reptilianos são geneticamente puros – existe a raça reptiliana como primordial – e os anunnaki são híbridos de reptilianos com humanóides, uma criação dos próprios reptilianos.
O TODO e as PARTES
O TODO E AS PARTES Onde tudo é um, o TEMPO não existe, porque todas as coisas existem em uma UNICIDADE eterna, pois engloba tudo no infinito que sempre é o presente - O AGORA. Onde tudo é parte, tudo finito, porque as partes são divisões do infinito. Se tirarmos a parte passado e futuro do tempo, só restará o infinito AGORA.
Olho de Hórus
Seu objetivo principal teria sido o de promover a elevação do nível de consciência daquele povo através, principalmente, da construção de diversos templos sagrados ao longo das margens do rio Nilo. Além disso, tais sacerdotes eram os zelosos guardiões da sabedoria acumulada desde tempos imemoriais, quando ainda existia o continente perdido da Atlântida.
CHAKRAS
CHAKRAS ou XACRAS: CONHEÇA O SISTEMA OU CENTROS ENERGÉTICOS DENTRO DO CORPO HUMANO (EDIÇÃO COMPLETA) Posted by Liberte Sua Mente on quarta-feira, 04 Junho, 2014 Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras' ' segundo a filosofia iogue, centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia (prana) através de canais (nadis) que nutre órgãos e sistemas Energia vital A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por clarividentes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. LEIA MAIS>>>Clique na foto
TRAGA LUZ
"Traga a luz para dentro... Como a luz pode ser trazida para dentro? Torne-se silencioso, sem pensamentos, consciente, alerta, atento, desperto.... É assim que a luz é trazida para dentro. E no momento em que você estiver alerta e consciente, o ódio não será encontrado.Tente odiar alguém com consciência.....
Oração: Pai-Mãe do Cosmos
Ó Força Procreadora! Pai-Mãe do Cosmos, focaliza tua Luz dentro de nós, tornando-A útil. Crea Teu reino de Unidade, agora — O Teu desejo Uno atue então com o nosso, assim como em toda luz e em todas as formas. Dá-nos todos os dias o que necessitamos em pão e entendimento. Desfaz os laços dos erros que nos prendem, assim como nós soltamos as amarras com que aprisionamos a culpa dos nossos irmãos. Não permitas que as coisas superficiais nos iludam, mas liberta-nos de tudo o que nos detém. De Ti nasce toda vontade reinante, o poder e a força viva da ação, a canção que se renova de idade a idade e a tudo embeleza. Verdadeiramente — poder a esta declaração — que possa ser o solo do qual cresçam todas as minhas ações: Amém. (Texto e tradução extraídos do livro Orações do Cosmos: Reflexões sobre as palavras de Jesus em Aramaico — Neil Douglas-Klotz, editora Triom.)
ÍNDIA JÁ TEVE UMA CIVILIZAÇÃO SUPERIOR À NOSSA
A ÍNDIA (Bharata-Arya Vata) antiga, antes mesmo do dilúvio – 10.986 a.C. – teve uma civilização com tecnologia superior à que temos hoje e provavelmente mantinha contato com extraterrestres …
"3 Razões para você abandonar a Magia e entrar para Igreja Universal do Reino de Deus"
O conhecimento das Leis Superiores do Universo e de nossas forças internas podem e devem ser usadas em nosso bem estar de forma prática, útil e imediata; entretanto, é sempre importante (re)lembrar que o Objetivo Primevo do processo Iniciático é o despertar da Supraconsciência, o que muitas Escolas chamam de Iluminação, e que isto é um Caminho que não apenas requer esforço, mas igualmente sacrifício (sacro-officium)....
ESSÊNCIA ESPIRITUAL
"Permaneçam unos com a vossa Essência Espiritual. Somente Ela, poderá mostrar-lhes os novos rumos a serem seguidos por cada um!"
EGO
O ego Estar em auto contradição é viver em conflito e sofrimento. O ego, em sua própria estrutura, é contraditório, porque ele é formado por várias entidades com diferentes máscaras psicológicas, uma em oposição à outra. A totalidade da fábrica do ego é resultado de interesses e valores contraditórios, de muitos desejos variados em diferentes níveis de seu ser, todos estes desejos geram seus próprios opostos. O ego, o “eu”, é uma rede de desejos complexos, cada desejo tendo seu próprio ímpeto e objetivo, muitas vezes em oposição a outras esperanças e objetivos. Estas máscaras são usadas de acordo com circunstâncias e sensações estimulantes, assim dentro da estrutura do ego, a contradição é inevitável. Esta contradição dentro de nós cria ilusão e dor, e para escapar disso recorremos a toda forma de auto ilusão o que só aumenta nosso conflito e miséria. Krishnamurt
PERVERSOS CONTOS DE FADAS
Ao invés de desenvolver suas próprias capacidades, meninas aprendem a esperar pelo “homem salvador”
A mais potente oração
"A mais potente oração, é quase onipotente, é o trabalho mais digno de tudo, tem como resultado uma mente tranquila. O mais silencioso, é o mais poderoso, o mais digno, é o mais profundo, o mais revelador e perfeito é a oração. Para uma mente tranquila, todas as coisas são possíveis. O que é uma mente tranquila? É aquela que nada pesa nas preocupações do cotidiano, é livre de laços e de todo egoísmo, e totalmente incorporada pela vontade de Deus e extinto para si mesma." - Meister Eckhart
"Vácuo Quântico"
O Vácuo Quântico é o fundamento de tudo. O Oceano Primordial de energia. De onde tudo emerge e é emandado. Também chamado de O Todo, Aton.
A piramide de Giza tem uma mensagem para todos nós
Quando certas áreas do cérebro são estimuladas pelos processos secretos dos Mistérios, a consciência do homem se amplia. Sábios iluminados aprendem a renunciar a seus sentidos, sabendo que estes são os inimigos de suas almas imortais e podemos aprender essa percepção com eles.
O VOO DA ÁGUIA DA MENTE
"Muitas vezes em nossas vidas, temos que nos isolar por algum tempo e começar um novo processo de renovação interior. Precisamos nos libertar dos rancores, dos maus hábitos e das más companhias... São eles que nos impedem os altos vôos e o progresso. Devemos destruir o bico do ressentimento, as unhas da inveja e da ganância, as pesadas asas do conformismo. Então, desfrutando os benefícios que uma renovação saudável nos oferece, dar o vôo da vitória sobre nós mesmo. E começar uma nova vida, cheia de alegria e conquistas"- OSHO.
Átomos que dançam
" Todas as coisas e todos os seres produzem sons de acordo com sua própria natureza e com o estado particular em que se encontram. Isso ocorre porque são agregados de átomos que dançam e, por esse movimento, produzem sons. Quando muda o ritmo da dança, o som que ela produz também muda, cada átomo canta perpetuamente suas canções e o som a cada momento produz formas sonoras densas e sutis. Assim como existem sons criativos, há sons destrutivos. Aquele que for capaz de produzir ambos tem o poder de criar ou destruir ". — Lama Govinda (Evolução da Consciência)
KAMI
A natureza é kami (ser divino) e o kami é a natureza
O livre-arbítrio
O livre-arbítrio divino se manifesta no plano-mestre da Criação e na realidade que nos circunda. Mas O TODO opera de tal forma que nenhuma personalidade celestial pode interferir no livre-arbítrio de cada um de nós, seja qual for o ato que pretendamos praticar. Quando tomamos uma decisão acertada, o Anjo Guardião do Destino tenta proporcionar-nos condições, no plano social, para sua concretização. O Monitor do Pensamento, por sua vez, a cada noite elabora um curso de ação ideal que nem sempre percorremos no dia seguinte: ele é o espírito dentro de nós, que também atua em nossos sonhos, muitas vezes distorcidos pelo cérebro. Em contrapartida à liberdade nesta vida temos dois deveres principais: cumprir as obrigações terrenas de nosso tempo e lugar e construir o destino de nossas almas. Mesmo nas vidas adiante nos é sempre dada a escolha de prosseguir no caminho da perfeição ou desistir.
HARMONIA E PAZ
Inunda-me com a vossa Luz e Harmonia. Inunda-me com o vosso amor e Paz e União com a Fonte com a Unidade.
Cárcere Psicológico
"O sentido de liberdade só pode ser compreendido integralmente quando forem aniquilados os grilhões de nosso próprio cárcere psicológico, e isto só é possível na ausência absoluta do "mim mesmo", sem desejos, sem paixões, sem apetências e temores. Querer melhorar é estúpido, desejar a santidade é inveja, cobiçar virtudes significa robustecer o Eu com o veneno da cobiça. Os termos Bem e Mal servem para justificar e condenar, porem jamais para compreender. A liberdade é algo que há que conseguir dentro de si mesmo. Compreender este eu mesmo, minha pessoa, o que eu sou, é urgente quando se quer muito sinceramente conseguir a liberdade." - Samael Aun Weor
SEREIAS-NOVOS INDÍCIOS
Um drama contemporâneo que nos leva numa jornada fascinante, revelando a origem dos avistamentos recentes de sereias, enquanto o segmento documentário mostra por que elas podem não ser apenas uma fantasia. leia mais, clique na foto!
Deus e sua Esposa
Teóloga publica artigo com “provas” de que Deus tinha uma esposa
ÍSIS, O PRINCÍPIO FEMENINO DA DIVINDADE
Notar a figura do triângulo com base para cima e o vértice para baixo formado pelas mãos de ÍSIS: o Símbolo do Triângulo equilátero feminino da energia da Deusa, com o ponto central de LUZ NA GERAÇÃO DA LUX, A ENERGIA QUE É A MATRIX da luz, do universo e do nosso planeta Terra. Ísis (em egípcio: Auset); foi uma deusa do panteão e na mitologia egípicia, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano. Foi cultuada como modelo da mãe e da esposas ideais, protetora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos, pescadores, dos artesãos, dos oprimidos, assim como a que também escutava as preces dos ricos, das donzelas, aristocratas e governates. Ísis é a Deusa da maternidade e da fertilidade. Secretamente era a quem os Cavaleiros Templários prestavam culto, ao Princípio do Feminino Divino.
Adorei o site e o conteudo que há nele. Sempre bom conhecermos mais sobre tudo que esta a nossa volta. Indico que coloque o nome da autora no final deste capitulo que escreveu acima. Angela Maria La Sala Bata agradece e eu também! :) otimo site, parabens mais uma vez!
ResponderExcluir